quarta-feira, 16 de junho de 2010

84th . A VIAGEM

Quero dizer a vocês o seguinte: deixem que o Espírito de Deus dirija a vida de vocês e não obedeçam os desejos da natureza humana. Porque o que a nossa natureza humana quer é contra o que o Espírito quer, e o que o Espírito quer é contra o que a natureza humana quer. Os dois são inimigos, e por isso vocês não podem fazer o que vocês querem. Porém, se é o Espírito de Deus que guia vocês, então vocês não estão debaixo da lei. As coisas que a natureza humana produz são bem conhecidas. Elas são: a imoralidade sexual, a impureza, as ações indecentes, a adoração de ídolos, as feitiçarias, as inimizades, as brigas, as ciumeiras, os acessos de raiva, a ambição egoísta, a desunião, as divisões, as invejas, as bebedeiras, as farras e outras coisas parecidas com essas. Repito o que já disse: os que fazem essas coisas não receberão o Reino de Deus. Mas o Espírito de Deus produz o amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza, a bondade, a fidelidade, a humildade e o domínio próprio. E contra essas coisas não existe lei. (GÁLATAS c5 v16-23)

-------------------------------------------------- Aviso: post grande.

Acordei de curiosidade: levantei e logo abri a cortina. Ainda estava escuro, com bastante neblina. Mas como diz o pai de minha madrasta, agricultor: "Neblina baixa, sol que racha." Botei fé na frase! Peguei minha mochilinha laranjada que arranjei em um shopping da cidade, enfiei uma roupa de calor, uma chuteira, e segui a caminho do local onde estava estacionado o veículo improvizado que me levaria até a Usina GPS, junto a outras quase quarenta pessoas. Aos poucos o céu clareava, a neblina se dispersava, e os atrasados chegavam.. eu, inclusive. O grupo era liderado por um homem negro e forte, usava cavanhaque e era acompanhado de uma versão "junior", que tirava fotos do passeio. Aquele era tido como professor de FIS.. chamavam-no de Cézão. Sete e quinze, hora da partida. Algumas pessoas que queríamos não estavam a bordo, triste. Uma mulher loira, de pele e olhos claros, toda enjaquetada, subiu ao corredor do ônibus para nos desejar boa viajem. Depois disso, a chutamos para fora do veículo, fechamos a porta, e saímos fritando os pneus na Rua Gustavo Nass.

Partidas de truco, conversas, risadas, a pipoquinha e a balinha do CZ... Viajamos durante umas duas horas. Ao chegar na usina, CZ deixou claro: "Agora toda atitude que vocês tomarem vão ser em nome do grupo." Avisados e ansiosos, subimos as escadas da parte adiministrativa da usina, chegamos em uma sala preparada com cadeiras, um computador, e um projetor. Não era como o nosso, 3D. Mas deu pro gasto. Assistimos à um DVD da Copel, e vimos um slide. Depois, voltamos no lugar de fora do prédio, onde estava nosso bus. Também estava lá uma van, e um micro-ônibus. Estes nos levaram por debaixo da serra do mar, em um túnel de 5 minutos de trajeto, a aproximadamente 40km/h, para o "Ponto de Encontro."

É lá onde começa a parte mais interessante da visita. Primeiro, colocamos os capacetinhos amarelos. Preparadíssimos, rodamos lá por dentro. Muitas foram as coisas que nós vimos. Mas a primeira, foi uma hélice de 6T que faz 514 rotações por minuto. Depois, fomos para um lugar muito quente, e outro ainda mais quente. Vimos o início da escadaria que possue mais de 1500 degraus; andamos pelo local do controle das quatro turbinas, onde CZ mandou nos afastar dos equipamentos. Prevenção. Enfim.. teve bastante coisa interessane pra se ver! Foi tranquilo, ninguém caiu em nenhum lugar, nada. Só a KIMberry que ficou um pouco claustrofóbica. Hehe... O tempo acabou passando rápido, e próximo às onze e meia, estávamos a caminho de Antonina.

Chegamos na pracinha, jogamos um futebolzinho com Getúlio Vargas, enquanto CZ confirmava nosso almoço. Confirmado, CZ nos guiou pelas ruas de pedra da cidade, até o maravilhoso restaurante Container. Lá estava nosso rango! Na fila do buffet, só dava viciado em batata frita. A tiazinha repoz a vasilha das batatas umas quatro vezes. A comida era boa, e o preço também. Porém, identificamos uma prática totalmente quesianista ao pagarmos a coca-cola: R$6,00. Mas talvez uma característica pode salvar o restaurante de ser considerado totalmente quesianista: eles tem concorrência. Poderíamos chamar então de NEOQUESIANISMO. Mas, segundo aquela marca de cartão de crédito: Tomar uma cokinha gelada, numa tarde com os amigos em Antonina, não tem preço. Aí você para e pensa: mas que put* lavagem cerebral nessa propaganda! No fim ela sempre tenta convencer você a gastar, idenpendente do preço.. "o que importa é o momento"! Fala sério! Nem longe das grandes cidades nós ficamos livres deste capitalismo. Isso é meio óbvio.

Todos já terminaram de comer, e de pagar. CZ nos reuniu na frente do restaurante. Eram uma e dez da tarde. Combinou assim: "Três horas, todo mundo na praça!" Então, arranjamos companhía, e fomos andando, e andando. Se você acha que já aconteceu muita coisa.. sério, ainda tem o que se falar. Não vou comentar tudo né.. os melhores acontecimentos estão na memória de cada um que estava por lá. Teve uma hora que chegou uma tia muito louca imitando uma sirene, e gritando "eu sou gostosa"; chutei a bola no meio do mangue; teve o Caso Playboy e o Caso Travesti; entre outros.

Três horas em ponto. Horário exato da saída do nosso ônibus da praça Coronel Macedo. Em meia hora, a Seleção Brasileira estaria estreando na Copa do Mundo de 2010. A estrada estava vazia. Poucos carros subiam ou desciam a serra. Mobilização total, apostas em alta! Durante a viajem, o pessoal estava ligado nos MP4's e celulares, a fim de tentar pegar algum sinal de radio. Uns dormiam, outros olhavam o verde raro e abundante da mata. O ônibus desembarcou no Jardim do Contorno aproximadamente às quatro e meia da tarde. Acabei descendo antes, na casa do Zezín, bem inteligente de minha parte. Quando pisei dentro de sua casa, o juiz havia acabado de apitar o início do segundo tempo de Brasil e Coréia do Norte. Eu havia apostado no 2 a 0. Zezín, no 3 a 0. Eu ouvi falar até no 5 a 0.. otimismo ein!

Foi a terça-feira mais memorável deste ano! Foi um passeio perfeito! E, por falar nisso: gostaria de, em nome da sala do 2em, agradecer muito o CZ por ter organizado, agilizado, e cuidado das coisas. Duas dessas coisas somos eu e você. Hehe... Agradecimentos a todos que participaram da organização dessa viajem, inclusive a loira que nos desejou boa viajem, que passou pegando as autorizações, e um beijo pra Maggie também! A visita foi muito boa e interessante, a viajem foi tranquila, todos almoçaram bem, ninguém teve problemas mais sérios, o passeio por Antonina foi especial. E o que é muito importante: ninguém fez cagada, todos se cuidaram e se comportaram! Tudo isso graças a Deus! É a Ele que eu agradeço, principalmente, por tudo ter dado certo.

E tem mais dois passeios a vista, 2em! Fomos convidados para ir junto no passeio à SP em um museu que não me recordo o nome. Tem também, o convite de CZ para que tomemos um café juntos. E estudar é bom também, sabiam? Mas amanhã tem um simuladinho para nós desfrutarmos em comunhão... -N

Obrigado por lerem! Abraço a todos e..

That God bless everyone :D

Nenhum comentário: